Arte e design na Franca no período do Rococó
Estilo artístico e arquitetônico caracterizado pela leveza,graça ,alegria e intimidade,que surgiu na Franca por volta de 1700 e difundiu-se por toda a Europeu no século XVIII . Entre todos os movimentos artísticos existentes entre a Renascença e o Impressionismo, o Rococó é o mais sedutor e cativante. Por não ter uma origem (influência) bem definida, não é fácil escrever sobre ele.
Com a morte do Rei Luís XIV, em 1715, assume o governo na França o Regente Duque de Orleans, já que o sucessor do Rei Sol, seu bisneto Luís XV, tinha apenas 5 anos de idade.
Por isso o estilo Regência é a transição entre os estilos Luís XIV e Luís XV. Nesse estilo - Regência - com a corte sendo transferida de Versalhes para Paris, sentia-se uma reação para menor pompa, maior alegria e simplicidade.
Estava plantada a semente do rococó. O nome vem do francês rocaille, um dos elementos decorativos mais característicos desse estilo, não somente da arquitetura, mas também de toda manifestação ornamental e de adereços. O estilo conheceu grande desenvolvimento durante a regência de Filipe de Orléans.
O termo Rococó* originou-se de duas palavras francesas: "rocaille", que significa rocha ou gruta, e "coquille", "embrechado", que quer dizer conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais.
A França passava por uma situação econômica difícil, e o reflexo disso notava-se na construção de palácios menores, que sugeriam maior intimidade nas festas.
Com a transferência da alta sociedade para Paris, os edifícios particulares como o Hôtel de Toulouse, Hôtel d'Assy, o Chateau de Chantilly e o próprio Palais Royal, de propriedade do Regente, tornaram-se o palco onde se executavam as mais deslumbrantes decorações no estilo Rococó.
Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.
.
PINTURA
Durante muito tempo, o rococó francês ficou restrito às artes decorativas e teve pequeno