Licenciatura
General António de Spínola
INDEX
Enquadramento e contexto histórico 3, 4
Apresentação e retrospectiva do objeto de estudo 4 - 6
Apontamentos metodológicos 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Anexos 9, 10
Relatórios Individuais 11-14
Enquadramento e contexto histórico
O 25 de Abril de 1974 foi um dos mais importantes, se não, um dos mais, acontecimento que ocorreu em Portugal durante o século XX.
Desta forma efetuamos uma breve introdução que explica as circunstâncias em que o país vivia na parte final do regime durante ao qual o Governo foi chefiado por Marcello Caetano.
Entre 1968 e 1974, verificaram-se significativas mudanças na conjuntura internacional, tanto a nível da economia, como a nível social e militar. Também a nível interno, a instituição militar começou a ser prejudicada pelos efeitos do cansaço que a guerra estava a causar e levou a que o Governo tomasse medidas políticas efetivas, que tinham por objetivo a eternização do conflito.
Em 1968, Salazar, com 79 anos de idade, incapacitado por doença, foi substituído por Marcello Caetano, antigo ministro de Salazar e professor da Universidade de Lisboa, na governação do país.
Os portugueses esperavam novas e grandes mudanças no sistema de governação por parte do novo Presidente do Conselho, mas apenas se deu uma pequena abertura na política autoritária do Estado Novo, mais especificamente no que diz respeito aos direitos e liberdades dos cidadãos. A que se deu o nome de primavera marcelista.
Na prática, quase tudo ficou na mesma porque se limitou a mudar o nome das instituições repressivas do Estado Novo. Como Marcello Caetano não resolveu um dos maiores problemas, que era o estabelecimento da democracia em Portugal e o fim da guerra em África.
Nesse contexto, um grupo de oficiais e de capitães entre os quais se contava com Salgueiro Maia, Otelo Saraiva de