Licenciatura
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA
CAMPUS HUMAITÁ – AM
FÍSICO-QUÍMICA
ENERGIA
HUMAITÁ – AM
2014
Aluno: GILBERTO DE SOUZA MARINHO
1. ENERGIA
A energia que faz com que tudo e todos funcionemos, vem do grego e significa “que contém trabalho”, pode-se dizer que é a capacidade de produzir trabalho, que ela está sempre associada ao conceito de matéria, ao conceito de movimento.
Segundo William Blake, a energia é um prazer eterno, e que os alimentos são energia. Existe uma quantidade fixa de energia no universo, mas só podemos utilizar parte dela. Toda a nossa energia provém direta ou indiretamente do sol. A energia total do universo é sempre a mesma, isto é, não se pode criar nem destruir energia, apenas transformá-la.
Estando a energia sempre associada á matéria, e a matéria forma os corpos, podemos dizer que nesses corpos há energia, e ao conjunto corpo/energia chamamos Sistema Energético:
Energia Cinética, que está associada aos corpos em movimento e pode manifestar-se de várias formas. Energia elétrica (elétrons em movimento), energia eólica (ar em movimento), energia hidráulica (água em movimento), energia luminosa (prótons em movimento).
Energia Potencial, provém do fato de ser uma forma de energia que se encontra em estado latente ou em potência e em condições de ser usada quando o homem muito bem entender.
Pode manifestar-se de várias formas: energia dos combustíveis, dos alimentos e a energia potencial gravítica.
No começo dos tempos, o homem deu três grandes passos. Aprendeu a fazer ferramentas, o que lhe permitiu levar a cabo tarefas que não poderia ter realizado com as mãos. Aprendeu a cultivar e a receber da terra a sua própria alimentação, aprendeu a armazená-la para uso futuro, de modo que passou a ter tempo para se dedicar a outras atividades. Descobriu o modo de poupar os próprios músculos fazendo uso de outras fontes de energia. Assim obteve mais trabalho e menos