Licenciatura
DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
WANDETE SOUZA ROMANHA ÁVILA
TRABALHO DE AD2 DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
PROJETO ÁFRICA
RESENDE
2013
WANDETE SOUZA ROMANHA ÁVILA – Nº 20092609098
TRABALHO DE AD2 DE HISTÓRIA DA ÁFRICA
PROJETO ÁFRICA
Trabalho apresentado à Fundação
Centro de Ciências e Educação
Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial de avaliação da disciplina História da
África, do Curso de Licenciatura em
História.
RESENDE
2013
A ESCOLA PÚBLICA PROMOVENDO A IGUALDADE RACIAL
A escola pública brasileira tem que lidar com muitos desafios dentre eles a diversidade cultural, regional e étnico racial que geram conflitos dentro das escolas.
Resolver estes conflitos, ou melhor, evitar estes conflitos dentro da escola, demanda mais que qualquer coisa, iniciativas que promovam a igualdade racial. É um desafio árduo, difícil e complicado, mas possível. Um misto de boa vontade, consciência de que somos todos iguais e algum incentivo, é possível mudar o rumo da história. É ao que se propõe o Projeto África.
Mas o que é o “Projeto África”? É um projeto, de iniciativa do CEERT, que tem como principal objetivo reduzir, se não acabar com a descriminação racial. É um projeto ambicioso, mas não muito complexo, pois conta, acima de tudo, com iniciativas simples, de cidadãos simples, mas, com uma enorme e não menos importante ferramenta, a educação.
A escola é o ambiente adequado para o desenvolvimento do projeto, pois, atacando o problema desde cedo, na infância, é possível construir uma história diferente, é possível construir cidadãos diferentes, desprovidos de “preconceitos e discriminação, preparados para conviver de forma respeitável com a diversidade cultural, regional e étnico-racial.”
Pensando assim, o CEERT criou o prêmio Educar para Igualdade Racial, numa forma de reconhecer iniciativas de