Karl Marx
Nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Renância província da Prússia. Max veio de uma familia, judaico alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Na sua infância estudou em sua cidade natal e assim que concluiu entrou para universidade de Bonn, onde houve a sua participação da luta politica estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. Estudou filosofia, história e direto.
Em 1841 apresentou sua tese de doutorado onde nele continua uma análise das diferenças entre os sistemas filosóficos de Demócrito e de Espicuro, baseando-se na perspectiva Hegelina, que foi levada para sua posição politica cada vez mais tendenciosa á esquerda republicana. Para Karl Max, a educação é um objeto de pesquisa que está enserida numa sociedade com luta de classes. Antes de tudo é importante destacar que ele não elaborou uma teoria da educação, não se dedicou sobre o tema como "Rosseau", Durkheim, Vigotsky, dentre outros. Conta quando quisermos estabelecer uma prática educacional transformadora do contexto social no qual estamos inseridos, o tão famigerado capitalismo. É necessário transformar as circustância para só depois transformar o homem.
Max discorda totalmente dessa idéia, afirmando justamente ao contrário para ele são os homens que transformam as circustâncias e por isso, é necessário primeiro mudar os homens e sua consciencia para depois mudar as circustancias. Em 1843 Marx casou-se com Jenny Von Westphalen e mudou-se junto a ela para Paris, lá na mesma cidade tratou de contratar socialistas. Sendo expulso da França, instalando-se em Bruxelas, onde fez amizade com Friedrich Engeles e junto publicou obras que chama-se "A sagrada família e A ideologia alemã".
Mudando-se definitivamente para Londres, lá publicou em 1852 O 18 Brumário de Luís Bonaparte, obra que faz uma análise de todo golpe de estado de Napoleão III. Em 1859 houve a publicação da Contribuição á critica da economia politica, e oito anos após este, foi a vez de publicar o