Matriz Tupi
Os Tupis eram povos que gostavam de viver, aproveitar a vida, conheciam nomes de todos os animais até os menores bichinhos da natureza, pegaram plantas selvagens e domesticavam para plantar em sua horta, para colher sempre que precisavam se alimentar. Sabiam quais se podiam comer e quais não e quais plantas usar como medicamento.
Os Tupis eram povos tribais, viviam em aldeias. Eram muito inteligentes e sobreviventes, sabiam fazer suas próprias casas, redes, esteira, flecha, canoa... tudo que precisavam.
Os Brasis eram índios que se dedicavam as guerras e as festas.
Acreditavam na vida após a morte, tinham um lugar sagrado chamado Guajupiá. Acreditavam que tudo tinha espírito, até as plantas.
Tinham quatro a oito malocas de 4 metros. Viviam juntos e a sexualidade era normal entre eles, os homossexuais eram comuns, não tinham segredos entre eles sobre isso. Seus trabalhos eram divididos entre homens e mulheres. Quando tinham filhos, se fosse mulher, colocavam uma tecelã na frente do berço para mostrar que sua filha será uma grande mulher e se fosse homem, colocavam um e arco e flecha para mostrar que seu filho será um grande guerreiro.
Poesia, dança, música e vinho, eram a atividade mais prazerosa para eles mas, a mais honrada era a guerra, umas das grandes habilidades de um guerreiro, era acertar uma flecha no olho de um pássaro em voo. Se alguém era a aprisionado, o outro que aprisionou-o chegava nele e batia em seu ombro, isso significa ‘’ agora você é meu’’. Um ritual era feito com o índio aprisionado, que acabava com ele cortado em várias partes e assado. Os índios o comiam.
Existiam várias tribos, com regras diferentes. Na tribo, ninguém tinha seu próprio território, acreditavam que a terra era para todos, mas tinham suas casas dentro da tribo.
Darcy sempre quis saber como eram, viviam os nossos antepassados, achava os índios pessoas muito interessantes, passou a gostar e se relacionar com algumas tribos.
Os índios eram pessoas