Matriz Tupi
Antes da descoberta
Antes de 1500, ano da chegada dos europeus, o Brasil Já era habitado por diversas tribos indígenas. Estima-se que viviam aqui aproximadamente cinco milhões de pessoas, divididas em vários grupos. Sabemos hoje que o elemento básico de diferenciação desses grupos era a sua língua .
Como vivia a sociedade indígena
Segundo os relatos dos descobridores do período pode-se concluir que os indígenas viviam como sociedade Os índios pertencem a uma sociedade cujo fim era a reprodução da solidariedade.
Sociedades indígenas são sociedades igualitárias. São sociedades que se reproduzem a partir da posse coletiva da terra e dos recursos nela existentes e da socialização do conhecimento básico indispensável à sobrevivência física e ao equilíbrio sociocultural dos seus membros.
Divisão dos povos indígenas
Depois dos índios tupis surgiram os índios tupis-guaranis que vieram do noroeste da
Amazônia e desceram até a depressão do pantanal e atravessaram o planalto brasileiro chegando até os litorais e assim tomaram o Brasil.
Disputas por territórios
A guerra era por conquista de melhores espaços. Não escravizavam os vencidos, já que não os integravam à sua economia. Jamais comiam covardes. Não havia pelejas internas, furtos ou brigas. Eram educados para a convivência a partir dos mais velhos. O poder emanava do exemplo, do carisma e da tradição. Jamais se davam ordens. Havia muitas liberdades. Casamentos podiam ser feitos e desfeitos. A homossexualidade não era vergonhosa e não era escondida de ninguém.
Durante a colonização
Quando viram os colonos chegarem em seu paraíso, imaginaram que eram os deuses que com eles vieram conviver no paraíso. Mal pensaram eles que era uma outra cultura chegando e que faria deles, meros objetos para os seus ganhos em outros valores, os valores em pau brasil, cana de açúcar, ouro ou diamantes.
Conclusão
Dai em diante houve uma tentativa de escravização dos índios, porém pela sua cultura autônoma não se