Matriz afro e tupi
R:
Tupi: A Matriz tupi já sabia fazer suas redes, esteiras, armas, seprar as coisas de seu dia-a-dia, como o que poderia servir de alimento ou não, as plantas(ervas e etc) que serviriam para medicina, culinaria ou não, sabiam separar plantas venenosas para não utilizarem em meios medicinais ou culinários.
Assim como seus métodos de colheita e de plantio, os Indios viviam em uma realidade acordada e uma realidade dos sonhos, onde cada ação, objeto ou ser vivo tinha seu espirito, o plantio tinha seu espirito, o parto tinha seu espirito, as aves tinham seus espiritos e etc.
Alem de criarem técnicas para sobrevivermos como muitas citadas, temos as técnicas de locomoção para os longas distâncias entre os territórios utilizando as canoas, e o hábito de higiêne como banho utilizando a água.
--
Afro: Os africanos tiveram grande importância para o Brasil, pode-se dizer que o Brasil tem tanto de base indígena, quanto tem de base negra, ou seja, os africanos. Bem antes da chegada dos Europeus na áfrica, eles já se ordenavam em estados, conheciam o comércio, a moeda e a escravidão, ou seja, praticamente tudo necessário para a formação de um país ou pelo menos grande parte.
Dominavam a metalurgia e atribuíam um deus pra isso, que seria Ogum, deus do ferro e da tecnologia, como eles faziam para quase tudo, os africanos se baseiam em religião.
O desenvolvimento das artes africanas se concentram em 4 pilares: A pessoa, a comunidade, a natureza e a criação.
Para o Brasil, os negros vêm a ser o componente mais criativo da cultura brasileira e pode-se afirmar que os africanos investiram tanto na aventura da criação do Brasil, que eles, são nós, pois tudo trás rastro deles, tudo teve influência direta deles.