resena "O povo brasileiro"
O documentário é dividido em sete partes: 1 – Matriz Tupi; 2 – Matriz Lusa; 3 – Matriz Afro; 4 – Encontro e desencontros; 5 – Brasil crioulo; 6 – Brasil Sertanejo; 7 – Brasil Caipira.
As entrevistas mostradas, os relatos de pessoas famosas e alguns versos de Pero Vaz de Caminha, confirmam a ideia de que o povo brasileiro é formado através da mistura inter-racial, construindo assim um tipo de cultura, que não nega nem as suas origens indígenas e português, nem tão pouco as suas origens africanas, mas, se estrutura em uma identidade própria construída exatamente na mistura.
A imagem que o documentário apresenta é a imagem de um Brasil constituído através da mistura. Mistura essa que composta desse encontro entre povos, mas esses encontros são por várias vezes marcado sob o conflito, de fundamental importância quando se fala da formação do povo brasileiro. Percebi que no documentário, as revoltas, principalmente dos negros, são apresentadas de forma muito simples; dá à impressão que tudo ocorreu da forma mais natural possível, os portugueses vieram para o Brasil não conseguiram escravizar os índios, trouxeram os negros africanos para eles sim escravizá-los aqui.
A cultura brasileira apresentado no documentário dá a impressão de ser uma com pequenos traços das diferentes culturas, que são significados e unidos para se formar a cultura brasileira numa união da cultura dos índios com