Península Ibérica
Formando quase um trapézio, a Península liga-se ao continente europeu pelo istmo constituído pela cordilheira dos Pirenéus, sendo rodeada a Norte, Oeste e parte do Sul pelo oceano Atlântico, e a restante costa sul e leste pelo mar Mediterrâneo. O seu ponto mais ocidental é o Cabo da Roca e o mais oriental o Cabo de Creus.
Com uma altitude média bastante elevada, apresenta predomínio de planaltos rodeados por cadeias de montanhas, e que são atravessados pelos principais rios. Os mais importantes são o rio Tejo, o rio Douro, o rio Guadiana e o rio Guadalquivir, que desaguam no oceano Atlântico, e o rio Ebro, que, por sua vez, desagua no mar Mediterrâneo.
As elevações mais importantes são a Cordilheira Cantábrica, no Norte; o Sistema Penibético (serra Nevada) e o Sistema Bético (serra Morena), no Sul; e ainda a Cordilheira Central (serra de Guadarrama), de que a serra da Estrela é o prolongamento ocidental. Densamente povoada no litoral, a Península Ibérica tem fraca densidade populacional nas regiões interiores. Excepção a esta regra é a região de Madrid, densamente povoada.
Principais características geográficas:
- Extensão territorial: 583.254 km²
- População: 54,4 milhões de habitantes (estimativa 2011)
- Banhada pelas águas do: Mar Mediterrâneo (costa sul e leste) e Oceano Atlântico (costa norte e oeste).
- Relevo: a maior parte do território ibérico é composta pela Meseta Central (meseta espanhola). Situada na região central da península, este planalto possuí altitude média de 600 metros.
- Clima: mediterrâneo em grande parte do território e temperado oceânico na região norte.
- Ponto mais elevado: montanha Mulhacén com 3.478 metros, situada na Cordilheira da Serra Nevada (sul da Espanha).
- Pontos extremos: Punta de Tarifa