Florestas da península ibérica
Fig.1- Floresta de sobreiros no sul de Portugal
Índice
Índice 2
Introdução 3
Florestas da Península Ibérica 3
A região euro-siberiana: 4
A região mediterrânea: 4
Conclusão 6
Bibliografia 8
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Área de Integração. Neste trabalho pretendo observar e conhecer um pouco mais sobre as florestas da Península Ibérica.
Florestas da Península Ibérica
As florestas da Península Ibérica estão integradas, atualmente, nos territórios continentais de Espanha, Portugal, Andorra e Gibraltar que se agrupam dentro de duas grandes regiões florestais: a euro-siberiana e a mediterrânea. Cada uma delas é caracterizada por um conjunto de plantas e comunidades biológicas que lhe são próprias, podendo, entretanto, haver algumas espécies em comum. Podemos dizer que a flora das florestas da península são as mais ricas em espécies de plantas por causa da sua geográficas, geológicas, orográficas e condições bio históricas. Possui mais de oito mil espécies diferentes e muitas delas são endêmicas, algumas dessas espécies existentes na Europa podem ser comparadas apenas aos países como Grécia e Itália.
Na península ibérica podemos encontrar plantas estepárias, termófilas, xerófilas, orófilas, boreo-alpinas e muitas outras por causa de sua variedade climática. As plantas são bem diferentes entre si, afinal umas preferem chuvas, outras locais mais secos e quando há uma grande variedade climática todas as espécies acabam sobrevivendo. Em locais que possuem uma complexidade geológica como é o caso das muitas montanhas ibéricas a flora é muito rica.
A região euro-siberiana:
Esta é representada pela zona atlântica, que se estende desde o norte de Portugal, Galiza, Astúrias, Cantábria, País Basco e os Pireneus Ocidentais e Centrais. Caracteriza-se pelo clima húmido, suavizado pela influência oceânica, como inverno temperado e