Análise do Acidente em Bhopal
Acidente: Pessoas aspiraram a nuvem de gás resultante da perigosa reação química entre Metil Isocianato (MIC) e Água.
Causa: As investigações indicaram que a causa do acidente foi a ocorrência de um perigosa reação entre Metil Isocianato e Água.
Perigo: A fábrica em Bhopal fabricava pesticidas, um dos mais conhecidos era o Sevin, que requer alguns dos agentes químicos mais perigosos, sendo eles o Metil Isocianato e o Fosgênio.
Metil Isocianato: Fosgênio: Sevin:
O MIC em condições normais à temperatura de 0 oC e pressão de 2,4 bar apresenta-se em estado liquido. O Fosgênio é um gás tóxico e altamente corrosivo.
O MIC e o Fosgênio são altamente perigosos e possuem semelhança no modus operandi ao matar suas vitimas, sendo que o MIC é solúvel em Água e o Fosgênio insolúvel.
Pelo fato de o Fosgênio ser insolúvel em água, ele não vai ser absorvido no final do canal respiratório superior, mas vai alcançar as partes mais profundas e distantes do pulmão danificando-as. Ao aspirar o Fosgênio as membranas, da vitima, serão destruídas, fazendo com que o sangue inunde os pulmões. Resumindo: a vítima afogará no próprio sangue.
Risco (Hazard): Um dos funcionários conectou uma mangueira num dos canos da fabrica para poder limpa-los, porém ele não poderia imaginar que a sujeira que estava se movimentando junto com a água, começaria a entupir os bocais de saída de água. Já que os canos estavam entupidos, a água começou a voltar, fluindo para um dos principais sistemas de tubos que passavam por dentro da fábrica.
Perigo: O procedimento de limpeza dos canos quase sempre era ignorado em Bhopal, por que os canos levavam 2 horas para serem limpos. O que acarretaria a parada de alguns setores ocasionando assim perda de tempo na produção de pesticidas.
Alguns medidores na sala de controle não eram confiáveis, isso somente aconteceu em decorrer do passar dos anos e a falta de manutenção.
Risco (Hazard):