Apostila de Captação e Gravação de Audio
Gravação de
Áudio.
Por Victor André Gómez
Índice:
Introdução.............................. 3
Bateria.................................... 4
Guitarra e Violão ................... 15
Contrabaixo........................... 19
Piano...................................... 21
Voz......................................... 27
Uma Breve Introdução.
Nessa apostila, veremos o básico de microfonação nos instrumentos mais gravados e básicos para uma música, e vocês verão ao longo dessas dicas que eu afirmo mais de uma vez que isso não uma lei a ser seguida, é apenas o mais simples para você conseguir um belo som da maneira mais fácil e prática. Espero que possam aprender um pouco mais assim como eu aprendi escrevendo essa apostila!!!
Victor A. Gómez.
MICROFONAÇÃO TRADICIONAL DE BATERIA .
Nada melhor do que começar essa apostila com o mais difícil de gravar: a bateria! Ela requer muito esforço, tempo e força de vontade, pois se trata de um instrumento com vários problemas. Antes de tudo você tem que decidir com o baterista qual será o modelo de bateria a ser tocada, você não vai querer tocar algo que tenha muita pegada com peles finas, que vai deixar o som muito ruim ou usar pratos finos para alguém que toca forte demais. Toda a bateria deve ser feita de acordo com o som desejado, por exemplo, peles finas possuem mais harmônicos e mais sustains enquanto peles duplas é justamente o contrario, tudo deve ser pensando antes, incluindo sua afinação e seu estado de conservação.
Outro grande problema que existe em todos os instrumentos, mas que na bateria é bem visível é o chamado cancelamento de fase.
Como vemos na figura 1, sons graves tem frequências mais baixas, enquanto na figura 2 as freqüências são mais altas, por isso que usamos mics com cápsulas maiores para freqüências baixas e mics com cápsulas pequenas para freqüências altas. O cancelamento de fase é bem representado na imagem dos mics, o mic A está captando
a