Metodologia de ensino
É constituído de três momentos planejamento, execução e comunicação dos resultados. Planejamento :É uma etapa decisória, traça o caminho que o investigador deverá seguir. Decisões sobre o que pesquisar, por que, quando, como e onde são cruciais no processo investigativo. Nesta fase é importante uma reflexão antecipada sobre o problema, os objetivos , dos instrumentos da coleta e análise de dados, etc. As decisões tomadas nessa fase são expressas em um documento chamado de plano de pesquisa ou projeto de pesquisa. São decisões que você deve tomar em relação a: * O que pesquisar? * Por que pesquisar o tema escolhido? * Para que pesquisar? * Como pesquisar? * Quando pesquisar? * Com que recursos?
Execução: A etapa de execução trata da entrada do pesquisador no campo de pesquisa. É a aproximação com os fatos e fenômenos que serão estudados. É o momento de coletar as informações, analisá-las, interpretá-las, para depois comunicar os resultados na última etapa investigativa. É, portanto, o espaço em que o pesquisador deseja conhecer e criar novo conhecimento. Nas pesquisas aplicadas envolve três momentos: * Preparação do campo de pesquisa; * Entrada no campo; * Análise e interpretação dos dados.
Comunicação dos resultados: É o momento de socialização do conhecimento, afinal, a ciência existe para o homem e para a sociedade. É nessa etapa que devemos explicar, descrever, evidenciar, o que foi coletado, discutir, comparar as ideias contrárias e demonstrar por meio da argumentação, do raciocínio lógico, a evidência racional dos fatos de maneira ordenada. A redação do trabalho para que seja construída em duas etapa deve ser preliminar e definitiva. Sendo que na primeira acontece a reunião da documentação e dos registros dos fichamentos, das anotações, mantendo-se a qualidade dentro de uma lógica clara e organizada, é momento de desenvolver o