metodologia da matematica
__ /__ - Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática – grupo – sala de aula. (valor 2,0)
“Ensinar Matemática é uma das grandes metas da escola, no entanto, é preciso analisar com cuidado o que isso significa.
Por muito tempo, essa disciplina foi confundida com uma linguagem repleta de símbolos e regras de uso desses símbolos ou, então, identificada com as operações entre números e as aplicações dessas operações em situações do cotidiano.
Nas últimas décadas, especialmente a partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do MEC, em 1988, a Matemática ganhou um papel importante na formação dos alunos, extrapolando seu caráter instrumental e aplicado. A Matemática mantém, no Ensino Escolar, seu aspecto de ciência com características próprias de pensar e de investigar a realidade com linguagem específica para descrevê-la, mas passa a colaborar com as demais Ciências Humanas e da Natureza para juntas, desenvolverem seus modelos e analisarem informações.
Isso acarreta consequências para o ensino, pois as atividades didáticas devem buscar desenvolver não apenas os procedimentos e conceitos matemáticos, mas também conter estratégias que permitam o desenvolvimento de habilidades de pensamento. Por exemplo: saber buscar informações, estabelecer possibilidades, testar hipóteses, tomar decisões, construir argumentações.
Com essa concepção de Matemática, as aplicações ultrapassam os cálculos em situações cotidianas, ganhando a forma de análise crítica das questões do mundo que podem ser respondidas ou transformadas pelo pensamento e pelo conhecimento matemático.
Sem descuidar do desenvolvimento da linguagem característica da Matemática, é preciso entender que ela é mais do que números e algoritmos de cálculo, e compreendê-la como produção, leitura e interpretação de códigos e nomenclaturas, desenhos, símbolos, algoritmos, fórmulas e gráficos. Isso significa que, desde os primeiros anos escolares, cabe à