tst ruidos
Reduz a capacidade auditiva do trabalhador, a exposição intensa e prolongada ao ruído atua desfavoravelmente sobre o estado emocional do indivíduo com consequências imprevisíveis sobre o equilíbrio psicossomático.
Aeroportos : Um dos principais impactos ambientais provocados pela atividade aeroportuária é o ruído proveniente dos equipamentos alocados no pátio dos aeroportos e das operações das aeronaves.Quatro grandes linhas de atuação devem ser levadas em conta pelos órgãos de aviação no gerenciamento do ruído aeronáutico:
O controlo de ruído de tráfego aéreo, divide-se em dois métodos distintos, isto é, desenvolvimento de motores mais silenciosos e regulação e controlo das operações nos aeroportos. O volume de tráfego (número de fontes) é outro aspecto que influencia o ruído produzido. Por exemplo, nos últimos 20 anos, devido a novas tecnologias, o ruído provocado pelos motores dos aviões diminuiu cerca de 10 dB, mas com o aumento de tráfego, a redução total foi praticamente nula.
O ruído produzido por uma aeronave está diretamente relacionado com o modo como ele opera, isto é, varia consideravelmente o procedimento de aterragem e descolagem. As operações em terra são outro aspecto determinante no ruído produzido pelos aeroportos.
No que respeita ao ruído produzido pelas operações de voo, existem vários métodos de redução:
- Restrições na aterragem e descolagem, como por exemplo, definir ângulos de aproximação mínimos à pista, altitudes de segurança para redução da potência dos motores e proibição da inversão dos motores para redução de velocidade; - Monitorização do ruído por baixo das rotas de descolagem, permitindo identificar se os procedimentos