Metodologia da matematica
Implícita: ocorre de forma automática, acionando uma atenção não seletiva. Aprendemos sem perceber que estamos aprendendo. – é o que acontece com aquela pessoa que no nosso exemplo, presenciou o acidente de carro. É uma aprendizagem emocional, algo que se aprende sem perceber, e dificilmente se esquece. Por esta razão, algumas experiências emocionais pelas quais passamos na infância, podem determinar muitos aspectos de nossa vida futura.
Explícita: acontece de forma voluntária e consciente, decorrente de uma atenção seletiva e sustentada. É importante verificar que esta aprendizagem requer esforço e dedicação, nos dedicamos por muito tempo, e percebemos o quanto esta aprendizagem muitas vezes é difícil de recordar e fácil de esquecer.
A aprendizagem emocional é de rápida aquisição, automática ou implícita, não requer esforço, produz pouco gasto energético, e dificilmente se perde no tempo. Uma emoção muito rapidamente pode ficar gravada pelo resto da vida.
A aprendizagem cognitiva se divide em emocional e intelectual. A primeira está voltada para o nosso mundo interior, enquanto a segunda se volta para o aprendizado sobre o conhecimento do mundo externo. É um tipo de aprendizagem que se caracteriza por um lento processo. É fácil de esquecer, requer alto consumo de energia, pois demanda esforço consciente (atenção seletiva e sustentada) e repetição constante.
Para realizar uma nova aprendizagem acionamos todo o cérebro de forma sistêmica, em redes. Por outro lado, para recuperar uma aprendizagem velha, já conhecida, acabamos acionando somente a área cerebral necessária para realizar aquela ação. Quanto mais repetimos aquela mesma aprendizagem, mais o cérebro reduz o número de neurônios envolvidos com aquela atividade. Isso nos permite dispor de recursos para novas aprendizagens, mas também nos faz perceber os riscos de uma educação centrada no treinamento e na repetição.
É importante que o educador perceba as relações