Metodologia da educação infantil
METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – 60H
UNIDADE 1
A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA
Questões obrigatórias para o dossiê
1.Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.
R. Durante séculos a família foi responsável pela educação da criança. Convivendo entre adultos e outras crianças, elas participavam das tradições aprendendo as regras da cultura a qual estava inserida. Somente no final do século XVIII, no continente europeu, houve um esboço de instituições de educação para crianças de zero á seis anos de idade.
O momento histórico em questão era a revolução industrial e toda a sua produção de máquinas, fábricas provocando uma reorganização da sociedade. Para dar “conta” do novo regime, as mulheres em massa entraram neste mercado de trabalho. Com a mulher fora do ambiente doméstica a forma de educar os filhos alterou-se, bem como os hábitos e costumes das famílias, ocasionando uma mudança drástica na estrutura social da época. Tal decisão resultou em deixar seus filhos aos cuidados de mães “mercenárias” e dispostas a cuidarem dos filhos das mães operárias.
Com o passar dos tempos, todavia, outras formas de cuidar dessas crianças foram surgindo. Propostas mais formais com atividades para desenvolver bons hábitos, canto e formação religiosa. Na França surgiram as primeiras instituições educacionais que atendia as crianças pobres de mães operárias. Ali, elas perdiam os maus hábitos, aprendiam as letras minúsculas, a soletrar, e adquiriam as primeiras noções de moral e religião. As propostas para a infância eram tema obrigatório nos Congressos sobre higiene, religião, direitos, educação e assistência social. Na segunda metade do século XIX, as instituições educacionais se reconfiguram. Agora, elas se compõem em creche e jardim-de-infância, juntamente com a escola primária, ensino profissional, educação especial e outras modalidades. Historicamente, os estudos desenvolvidos revelam que o