Metodologia da educação infantil
O cotidiano de um Centro de Educação Infantil deve promover momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores.
Diversos tipos de atividades devem se fazer presente na jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, a higiene, o repouso, as brincadeiras, os jogos diversificados: como o de faz-de-conta, os jogos imitativos e motores, de exploração de materiais gráficos e plásticos, os livros de histórias, as atividades coordenadas pelo adulto e outras.
Para dispor tais atividades no tempo é fundamental organizá-las tendo presentes às necessidades biológicas das crianças como as relacionadas ao repouso, alimentação, higiene e à sua faixa etária; as necessidades psicológicas, que se referem às diferenças individuais como, por exemplo, o tempo e o ritmo que cada uma necessita para realizar as tarefas propostas; as necessidades sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida.
b) Sugestões de estratégias que possam ser aplicadas na implementação de um projeto de trabalho para crianças de 3 anos de idade, cujo objetivo seja desenvolver o respeito à cultura dos grupos sócio-culturais a que elas pertencem
CONTEÚDO:
Respeito à cultura do grupo social a que os alunos pertencem
METODOLOGIA
Iniciar a aula apresentando aos alunos a atividade que será realizada. Organizar a sala de maneira com que todos os alunos possam participar da atividade.
SUGESTÕES
b) Uma ferramenta é a atividade chamada História Maluca, onde você conta uma história simples e tudo o que você vai contando, as crianças vão representando. Por exemplo: você fala do macaco e todas as crianças imitam macaco.
Outra sugestão muito importante: conversar com os alunos sobre os alimentos que a mãe prepara em casa, e as atividades realizadas no final de semana. Após a conversa, é interessante pedir para que cada um relate oralmente ou em forma de desenhos estas