Biografia de Rui Barbosa
Rui Barbosa De Oliveira nasceu em Salvador, Bahia, no dia 05 de novembro de 1849. Seu falecimento deu-se em 10 de março de 1923. Foi advogado, jornalista, jurista, politico, diplomata, ensaísta e orador.
Quando criança já surpreendia pela sua inteligência, aos cinco anos de idade ingressou na escola e poucos dias após já sabia ler. Sua educação era bastante rígida, regida pelo seu pai.
Em 1865 iniciou o curso jurídico em Recife, porém como era tradição na época transferiu-se para Faculdade de Direito de São Paulo onde se formou no ano de 1870.
No inicio da carreira defendia as eleições diretas e a abolição da escravatura. Foi um politico de grande importância na República Velha. Em 1907 foi representante do Brasil durante a segunda Conferencia de Paz Internacional em Haia, despertou olhares internacionais devido a sua defesa de igualdade entre as nações. Nomeado Presidente de Honra da Primeira Comissão, teve seu nome colocado entre os “sete sábios de Haia”.
Sua carreira politica é bastante extensa, tendo inicio por volta de 1878, quando foi eleito deputado na Assembleia Provincial da Bahia, que não durou muito apenas um ano, pois se tornou deputado geral da província no legislativo nacional. Após a Proclamação da Republica foi destinado Ministro da Fazenda do governo provisório. Atuou como senador.
Era contrário ao governo de Floriano Peixoto, e fez campanha contra o mesmo. Teve que ser exilado, passou primeiramente por Buenos Aire, em seguida Lisboa e por fim em Londres.
Quando retornou para o Brasil, continuou a carreira politica como senado até os últimos dias de sua vida.
Candidatou-se por duas vezes a presidência da república, a primeira em 1910 contra Hermes da Fonseca, e em 1919 contra Epitácio Pessoa, foi derrotado em ambas. Nesta segunda havia fundado o partido Liberal.
Na carreira jornalística, foi presidente do Diário de Notícias, publicou artigos em diversos órgãos de grande prestígio como A Imprensa e o Jornal