Resenha Rui Barbosa e Oração aos Moços
BRASILIA,DF
2014
BIOGRAFIA DE RUI BARBOSA E ORAÇÃO AOS MOÇOS
Resenha apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Instituições Judiciárias, pelo curso de Direito
Rui Barbosa - O Águia de Haia
Filho mais velho de João Barbosa de Oliveira e de dona Maria Adélia, Rui Barbosa de Oliveira, advogado, jurista, jornalista, político, diplomata, orador, membro e fundador da Academia Brasileira de Letras, nasceu em cinco de novembro de 1849 em Salvador, BA e faleceu em 1 de março de 1923 aos 73 anos em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Teve em seu pai, um médico e educador preocupado com os problemas da educação e cultura, a maior referência e influência para sua formação.
Mudou-se para São Paulo em 1868, cursou Direito pela Faculdade de Direito de São Paulo e antes de concluir o segundo ano já era visto como um jornalista renomado. Bacharelou-se em Direito em 1870 e mudou-se para o Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira em defesa à abolição da escravatura.
Em 1876, casou-se com Maria Augusta Viana Bandeira.
Homem de grande envolvimento político elegeu-se deputado para a Assembleia da Bahia. Em 1878, foi eleito na Assembleia da Corte, sendo responsável pela Reforma Geral do Ensino. Enquanto Ministro da Fazenda ordenou que todos os registros de matrículas de escravos fossem excluídos em todas as comarcas com o objetivo de eliminar a possibilidade de os fazendeiros solicitarem qualquer tipo de indenização.
Durante a Revolta da Armada (uma forma de represália liderada pela Marinha brasileira, que estava insatisfeita com o governo de Marechal Deodoro da Fonseca.), exilou-se no Chile, Argentina e por último em Londres onde escreveu, então, as famosas Cartas da Inglaterra para o Jornal do Commercio. Foi a primeira voz a levantar-se no mundo contra o processo Dreyfus.
Chamado de "O Águia de Haia" devido á seu destaque por