SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE
1316 palavras
6 páginas
Centro Universitário Luterano de SantarémUniversidade Luterana do Brasil
Sociedade e Contemporaneidade
“Trabalho sobre os Teóricos”
Santarém – Pará
21 de Fevereiro de 2014
Centro Universitário Luterano de Santarém
Universidade Luterana do Brasil
Vinícius Franco da Cruz
CGU: 111717810
Trabalho para obtenção de notas referentes ao Grau 1 do primeiro semestre do ciclo básico do curso de Engenharia Civil, ministrado pela professora Loreni Bruch Dutra
Santarém – Pará
21 de Fevereiro de 2014
O Surgimento da Sociologia
A sociologia como disciplina surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver uma solução para a desintegração social. O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latim socius (associação) e o grego lógus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia.
As principais Teorias de Emile Durkheim
Para Durkheim, Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais, a sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais, Além disso, as pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem.
A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura), onde à divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
As teorias de Karl Marx
Foi no estado alemão, agitado e cheio de problemas, que