Oração aos moços
Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Direito
Curso de Bacharelado em Direito
Resenha Oração aos Moços Ruy Barbosa
Edrissa Rodrigues da Silveira
Melissa Diana Cezar da Silva
Pelotas
2012
Ministério da Educação
Universidade Federal de Pelotas
Faculdade de Direito
Curso de Bacharelado em Direito
Trabalho realizado para a disciplina de
Metodologia jurídica do curso de Bacharelado em
Direito da Universidade Federal de Pelotas
(UFPEL) ministrada pelo Profº Guilherme Massau.
Pelotas
2012
"Oração aos moços - Ruy Barbosa " Na obra, o ilustre autor Ruy Barbosa faz um balanço de sua atuação como advogado e cidadão ativo, transmitindo suas experiências, idéias, reflexões e conselhos aos que começam a árdua labuta juridica. Aponta, na referida obra, que a distância entre o experiente jurista e a vida jurídica do recém formado baseia-se no conhecimento do mundo que se conquista todos os dias. Ruy Barbosa, sendo sempre muito cuidadoso ao relatar tal importância, deixa uma grande lição de humildade com relação ao paradoxo revelado: a existência dos adversários.
O livro elaborado a partir do texto que Ruy fez como discurso à turma da Faculdade de Direito de São Paulo, que o escolheu como paraninfo, incia com a seguinte ressalva:"Não quis Deus que os meus cinqüenta anos de consagração ao direito viessem receber, no templo do seu ensino, em São Paulo, o selo de uma grande bênção, associando-se, hoje, com a vossa admissão ao nosso sacerdócio, na solenidade imponente dos votos em que os ides esposar".
Como um verdadeito pai que aconselha seus filhos, Ruy afirma que o profissional de direito deve ter uma postura ética diante das diversas situações que o rodeiam devendo basear-se na justiça, legalidade e boa-fé:“Todo pai é conselheiro natural. Todos os pais aconselham, se bem que nem todos possam jurar pelo valor dos seus conselhos. Os meus serão os a que me julgo obrigado, na situação em que momentaneamente estou,