biografia de Rui Barbosa
Em 1861, inicia os estudos secundários no Ginásio Baiano, de Abílio César Borges . Em 1866, ingressa no curso de Direito da Faculdade de Recife. No ano de 1868 se transfere para Faculdade de Direito de São Paulo, onde teve como colegas Castro Alves e Joaquim Nabuco. Em 28 de outubro de 1870, dá-se a sua colação de grau de bacharel em Direito.Em 1872, inicia sua carreira como Advogado.
Em 1877, volta à Bahia para tentar carreira política. A carreira como Advogado não lhe basta. Agora , está pronto para os grandes debates. E, para dedicar-se ás atividades políticas, exonera-se do emprego na Santa Casa de Misericórdia, abre escritório de Advocacia e passa a colaborar de forma sistemática no Diário da Bahia. Assim, Rui vai construindo uma base para mais tarde, tentar cargos eletivos.
Em 1878, Rui é eleito deputado provincial pelo Partido Liberal. Nesse mesmo ano surge para Rui a grande oportunidade, quando o general Osório visita Salvador, ocasião em que é levado pelo povo até o Diário da Bahia; aí numas das janelas apareceu o jovem Rui Barbosa, para saudar o herói da Guerra do Paraguai. Rui fez um discurso a Ósório, que é senador pelo Partido Liberal. Com isso , o caminho fica aberto . Então , Rui é eleito á Assembleia Provincial da Bahia. Depois dessa fase inicial, é eleito para Câmara, instalada em 1879. Elege-se Senador pela Bahia, em 1890, mandato que manteria até o final de sua vida. Por duas vezes , candidata-se á Presidência da República, e, em ambas as candidaturas, é derrotado.
Rui Barbosa participa da votação do Código Civil. O projeto de lei desse diploma legal coube a Clóvis Beviláqua. Rui, no entanto, acrescenta ao projeto numerosas emendas de ordem gramatical e filológica. Em razão dessas transferência, origina-se a célebre polêmica entre Rui