metodologia da educação infantil
Desenvolvimento humano
Motricidade
Linguagem e Cognição
Piaget
Compreende o desenvolvimento humano como busca de um equilíbrio.
Tem papel de extrema importância na construção da imagem mental.
Para Piaget fazer é compreender.
Acontece por meio de estágios: estágio sensório – motor: do nascimento aos 2 anos.
Estágio pré- operacional: dos 2 aos 7 anos. Estágio das operações concretas: dos 7 aos 12 anos. Estágio de operações formais: a partir dos 12 anos.
Vigotski
Homem ser social e histórico. As mudanças externas, ou o mundo material criado pelo homem, produz transformação no indivíduo.
Para ele o conhecimento é adquirido através da interação do sujeito com o meio e nas relações sociais. Valoriza o trabalho coletivo e cooperativo.
Acontece através da zona de desenvolvimento proximal que é a distância entre o desenvolvimento real, definido como a capacidade do aluno de solucionar problemas de forma independente, e o nível potencial isto é, nível em que o mesmo só soluciona problemas com a ajuda do outro.
Wallon
Defendia que a escola deveria promover uma formação integral do aluno, ou seja, uma formação afetiva, intelectual e social. Enfatizou a importância das emoções no trabalho educativo.
Foi o primeiro psicólogo a resgatar a importância da motricidade para ele a motricidade é a verdadeira
Montessori
Criou um método que propõe desenvolver a totalidade da personalidade da criança e não somente sua capacidade intelectual.
Serviu – se de vários recursos para conseguir estimular as atividades infantis com práticas de atividades livres, a fim de desenvolver a inteligência nas crianças.
Trabalha a capacidade da iniciativa, de deliberação e de escolhas independentes e os componentes emocionais. Baseia se na necessidade vital da criança que é aprender fazendo
Waldorf
Para ele a aprendizagem acontece primeiro através da experiência e da vivencia. Valoriza a liberdade da criança, criando entusiasmo na criança.
Predomina o