METAREGRAS
CAPÍTULO 1
TEXTO, CONTEXTO E COERÊNCIA
Dizemos que um texto é coerente quando podemos reconstruir sua unidade de sentido ou sua intenção comunicativa. A coerência é o principal fator de textualidade, nome que se dá ao conjunto de características que nos permitem conceber algo como um texto. Para entendermos melhor isso, inicialmente, vamos discutir alguns conceitos acerca das concepções de texto defendidas pela Linguística Textual; em seguida, apresentar os tipos de conhecimentos envolvidos no processamento textual e, finalmente, explicar como a coconstrução de sentidos e de referência ocorre em um processo cognitivo social, no qual os interlocutores estabelecem conjuntamente a coerência textual. Esses são os assuntos tratados neste capítulo.
CONCEPÇÕES DE TEXTO
Neste item, discutiremos acerca das concepções de texto e trataremos das tendências contemporâneas sobre esse conceito.
Em primeiro lugar, vamos refletir um pouco sobre os conhecimentos que você já tem sobre o que vem a ser um texto. Leia os exemplos abaixo e reflita sobre a seguinte questão: podemos dizer que os dois exemplos são textos? Por quê?
Exemplo 1
Ministro descarta realizar prova de meio do ano do Enem
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira que não haverá edição de meio de ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme previsto à época da reformulação do exame, em 2009.
Segundo Haddad, não houve tempo para cumprir as etapas burocráticas para a aplicação da prova. Assim, a próxima edição do Enem será feita apenas ao final do ano. As datas ainda serão anunciadas.
As declarações de Haddad foram dadas após reunião com o Conselho Universitário da
Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Reformulado em 2009, o Enem é usado no processo de seleção em universidades federais e estaduais, para concorrer a uma bolsa no
ProUni (Programa Universidade para Todos), e do SiSu