Artigo Educação ambiental
Abel da Silva Costa Sobrinho abelsobrinho_@hotmail.com
Jordana Nayara Alvez Souza jordana_nayaralinda@hotmail.com
Rochanna Maria Rodrigues dos Santos rochana01@hotmail.com
Ruaney dos Santos Silva ruaney26@hotmail.com
Wiilian Pereira Pinto wiilianguaras@hotmail.com
Professor: Dr. Izael Oliveira Silva (Orientador)
Palavras-Chave: resíduos sólidos, gerenciamento de resíduos, impactos ambientais, coleta de lixo.
Introdução
>Os impactos ambientais, causados pela ação humana, crescem desordenadamente, e isso ocorre principalmente pela não gestão ou gestão administrada irregularmente. Dentre os impactos ambientais, encontra-se a questão dos resíduos sólidos, que gerenciados de forma incorreta provocam vários riscos a saúde pública: enchentes, deterioração da qualidade do solo, das águas superficiais e subterrâneas, bem como, poluição de rios, lagoas e lagoas, e até do ar.
>Atualmente, à cidade de Pão de Açúcar – AL, no sertão Alagoano, habita na área urbana, cerca de quinze mil pessoas, ou seja, mais da metade da população em todo município, resultando grande geração de resíduos sólidos, fator preocupante à população, mesmo existindo setores responsáveis para devidas e específicas coletas.
Resultado e discussão
>As figuras 5, 6, 7 e 8 mostram os resultados da caracterização dos resíduos sólidos nos diferentes setores da área urbana da cidade de Pão de Açúcar – Al. Fig. 5: Caracterização física do lixão Fig. 6 Caracterização física das áreas escolares
Metodologia
> O estudo foi realizado através de levantamentos de dados sobre a geração e o gerenciamento físico-químico e biológico dos resíduos sólidos na área urbana do município de Pão de Açúcar – AL.
> Foram feitas consultas a catadores situados no lixão da cidade (fig.1), Estes, que sobrevivem dos alimentos que sobram em forma de resíduos residenciais.
>Os resíduos coletados