Artigo Práticas em Educação Ambiental Reutilização de Garrafas Pet
Cássia da Costa Silva2,
Cleibiane da Silva Martins2,
Maycon da Silva Teixeira2,
Sally Deborah Pereira da Silva2
2Graduandos em Engenharia Florestal, Universidade do Estado do Pará, Paragominas, PA, Brasil.
Resumo
Analisando que a educação ambiental tem como objetivo avaliar o grau de conscientização da população em relação a reciclagem de materiais não biodegradáveis, esta possui o intuito de intervir na esfera social adotando-se medidas sustentáveis que abrange o princípio dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, sabendo que este só será efetivo se tiver como base o tripé da sustentabilidade, que engloba os benefícios sociais, econômicos e ambientais da sociedade em geral. Diante disso, buscou-se informações de uma amostra com coletas de dados estatísticos sobre o destino da garrafa pet dado por uma determinada população, onde observou-se que a maioria das pessoas entrevistadas descartam indevidamente o material.
Palavras-chave: Educação ambiental. Reciclagem. População.
1 INTRODUÇÃO
A humanidade, em sua essência, possui a característica de usufruir das riquezas naturais, para aumentar seu poder aquisitivo, resultando assim, na escassez dos recursos. Em um determinado momento que o homem percebeu que os recursos ambientais não compensavam o desgaste, criou-se medidas infracionárias como pagamento de multa e prisão.
A partir desse cenário, atribuiu-se a Educação Ambiental (EA) para conter o avanço do uso inadequado dos recursos ambientais. (PEDRINI, et al., 2010)
A EA busca desenvolver no individuo atitudes conscientes na sua relação com o meio ambiente, almejando provocar habilidades críticas e inovadoras e a importância da harmonização homem/natureza, através do esclarecimento de medidas sustentáveis como coleta e reciclagem de materiais não biodegradável, os quais em destino indevido são os maiores responsáveis pela poluição do ambiente, não se restringindo assim, apenas a divulgação e