Resenha do Artigo Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade
Apresentação: Artigo “Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade” do Professor Pedro Jacobi, Professor Associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP. Publicado no Caderno de Pesquisa, no. 118 p. 189 – 25 março de 2003.
Resenha: O artigo fala sobre a importância das práticas sustentáveis em relação ao meio ambiente, as pessoas envolvidas que são as responsáveis por essa mudança de paradigma e a importância da educação ambiental em nossas vidas que deve passar de geração para geração visando uma sociedade sustentável. Ele se divide em três momentos: desenvolvimento, meio ambiente e práticas sustentáveis, educação ambiental – atores, práticas e alternativas e sustentabilidade, movimentos sociais e educação ambiental.
O primeiro momento refere-se à dimensão ambiental que se torna cada vez mais uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, o comprometimento dos diversos sistemas de conhecimento e a capacitação de profissionais e comunidade universitária numa visão interdisciplinar. Há uma grande preocupação com a crescente degradação das condições de vida, devido a maior parte da população do Brasil viver em cidades. Esse grande número de indivíduos nos centros urbanos acarreta um exagerado consumo, gerando acúmulo de lixo, causando o desequilíbrio ambiental. O ser humano tem que se perceber como agente transformador da realidade em que vive, para que atue de forma responsável e comprometida na preservação do meio ambiente que o cerca. A partir de 1977, com a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental iniciou-se um amplo processo global, orientado na criação de condições para que o ser humano forme uma nova consciência sobre o valor da natureza e que a produção do conhecimento seja baseada em métodos interdisciplinares e nos princípios da complexidade. Com isso, podemos compreender o processo de