Portugues e Linguagens 3
"A nossa montanha é vítima de um parasita, um piolho da terra, peculiar ao solo brasileiro... Este funesto parasita da terra é o caboclo, inadaptável à civilização...
Começa na morada. Sua casa de sapé e lama faz sorrir aos bichos que moram em toca...
Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive...”(Trechos de Urupês-Monteiro Lobato)
“O Romantismo brasileiro, em sua vertente regionalista, enalteceu o homem rural, tanto o do Sul quanto o do Norte, idealizando-o ou tratando-o como herói. A personagem Jeca Tatu apresentada por Monteiro Lobato em “Urupês” confirma ou nega o tratamento romântico dado ao homem rural”? Justifique sua resposta. (Questão corrigida na sala e retirada do livro-texto Capítulo I,pág.23)
Jeca Tatu nega o tratamento romântico uma vez que no Romantismo o homem rural era enaltecido,apresentando-lhe suas qualidades e descrevendo-lhe seus costumes e hábitos .No Pré-Modernismo,Monteiro Lobato apresenta o homem rural com seus probelmas.É um homem doente , com uma casa em péssimas condições e as condições de vida são mínimas.
Questão 02
Texto II
“ O mundo ocidental,nas primeiras décadas do século XX, apresentava-se marcado por mudanças profundas em diferentes setores:econômico, político, social, cultural.Movimentos operários, guerra,revolução e crise econômica conviveriam, lado a lado, com o surto da industrialização e de importantes invenções,como o automóvel, o avião, o cinema.”(Capítulo 3-livro-texto,pág.32).
a) De acordo com a conjuntura descrita no fragmento acima, caracterize a literatura e seus reflexos diante dessa realidade apresentada no texto II.
A literatura dessa época pode ser caracterizada de modo a trazer os ideias de liberdade de expressão vindos com as transformações na sociedade.É uma literatura que se volta para o retorno ao passado histórico e critica os problemas sociais,através das lutas enfrentadas pela sociedade.Portanto,pode-se observar que se volta para a fragmentação