metabolismo energético
Ciências Contábeis
ALMIR ALVES DE OLIVEIRA
BÁRBARA MANUELA DE FREITAS
INGRID DE CÁSSIA ROCHA
MARÍLIA MIRANDA RAMOS
CPC 04
Pedro Leopoldo
2014
ALMIR ALVES DE OLIVEIRA
BÁRBARA MANUELA DE FREITAS
INGRID DE CÁSSIA ROCHA
MARÍLIA MIRANDA RAMOS
CPC 04
Pedro Leopoldo
2014
Objetivo
O objetivo do presente Pronunciamento Técnico é definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis que não são abrangidos especificamente em outro Pronunciamento.
Este Pronunciamento estabelece que uma entidade deve reconhecer um ativo intangível apenas se determinados critérios especificados neste Pronunciamento forem atendidos. O Pronunciamento também especifica como mensurar o valor contábil dos ativos intangíveis, exigindo divulgações específicas sobre esses ativos. O presente Pronunciamento aplica-se à contabilização de ativos intangíveis, exceto: (a) ativos intangíveis dentro do alcance de outro Pronunciamento Técnico; (b) ativos financeiros, conforme definidos no Pronunciamento Técnico (c) no reconhecimento e mensuração de ativos advindos da exploração e avaliação de recursos minerais (d) gastos com desenvolvimento e extração de minerais, óleo, gás natural e recursos naturais não renováveis similares. (e) ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) adquirido em combinação de negócios
Alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme.
Definições
Os termos abaixo são utilizados no presente Pronunciamento com os seguintes significados:
Amortização é a alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil.
Ativo é um recurso: (a) controlado pela entidade como resultado de eventos passados; e (b) do qual se espera que resultem benefícios econômicos futuros para a entidade.
Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido no balanço