Metabolismos Energético
1.1 O que entende por limiar láctico? Métodos de determinação, utilidade e significado metabólico em treino desportivo?
2. Adaptações metabólicas ao treino desportivo 2.1 Quais os mecanismos subjacentes à maior capacidade de transporte e utilização do oxigénio decorrentes do treino aeróbio? Qual o efeito da adaptação aeróbia induzida pelo treino na utilização dos diferentes substratos energéticos utilizados no decurso do esforço?
3.a) Descreva a variação do débito cardíaco, frequência cardíaca e volume sistólico, no decurso de um exercício progressivo máximo. B)Qual a diferença entre sístole e diástole? De que forma se relacionam estes parâmetros com as adaptações hemodinâmicas (pressão arterial) ao esforço de características gerais? Neste contexto, diferencie o comportamento da pressão arterial em dois tipos de esforço – estático e dinâmico.
4. Regulação respiratória durante o esforço. Adaptações cardiovasculares e respiratórias ao treino desportivo
4.1 De que forma a função ventilatória participa na regulação do equilíbrio ácido- base em esforço? 4.2 Defina ponto de ruptura da ventilação, limiar láctico e limiar anaeróbio. Explique fisiologicamente a relação entre estes parâmetros?
4.3 Defina consumo máximo de oxigénio. Refira-se aos factores limitativos e à sua importância nos esforços de resistência de características gerais.
5. Descreva, numa perspectiva fisiológica, os pressupostos teóricos da determinação directa do VO2 max vs VO2 pico., não ignorando os meios instrumentais.
6. Considere o sistema ATP-CP, glicolítico e oxidativo. Estabeleça de forma clara a diferença entre capacidade e potência, bem como as metodologias utilizadas na avaliação de cada uma delas.
7. Hidratação e desporto. Fundamentação fisiológica e consensos.
8. Fadiga em Treino Desportivo. Critérios de diagnóstico. Overeaching vs. Overtraining. Modelo de intervenção.
1.1 O que entende por limiar láctico?