METABOLISMO ENERGETICO
COMPONENTES: Fernanda, Thalia, Keliane e Rafaela
PROFESSOR: Sandro
TURMA: “13.04”
Metabolismo
Energético
PORTO NACIONAL – TO
METABOLISMO ENERGÉTICO
1-Metabolismo
Moléculas de troca energética (ATP/ADP.NADH/NAD)
ATP é o Trifosfato de adenosina, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas.O ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo posterior. ADP é a Adenosina difosfato (ou difosfato de adenosina) é um nucleótido, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfato. Neste caso, é a parte sem fosforilação da ATP.
NADH é uma coenzima vitamínica!.O NADH, ou dinucleotídeo de adenina nicotinamida, encontrado naturalmente em todas as células vivas, também está presente em abundância na carne, e em menor proporção nas frutas e vegetais. O NADH supre as células do cérebro e dos músculos de energia. O NADH é encontrado naturalmente em todas as células vivas do corpo. Como catalizador da reação celular que produz energia, o NADH é tão importante quanto o oxigênio e a glucose na produção de energia celular. Quanto mais NADH disponível, mais energia é produzida na célula.
O NAD (nicotinamida-adenina-dinucleotídeo) é uma molécula formada por dois nucleotídeos (semelhantes às unidades que formam os ácidos nucléicos), contendo a base nitrogenada adenina e uma molécula de nicotinamida. Trata-se de uma substância capaz de receber hidrogênio, isto é, funciona no metabolismo como um aceptor de hidrogênios, os quais são posteriormente transferidos a outras substâncias (dependendo da etapa do metabolismo envolvida), em reações que liberam energia.
Na respiração celular, por exemplo, na etapa da glicólise, ocorre a liberação de quatro hidrogênios, que se combinam dois a dois com o NAD, o qual se transforma em NADH2. Nesse processo, é liberada a energia que é utilizada na síntese de duas moléculas de ATP, a