Metabolismo energético
Nos processos de síntese e degradação de moléculas orgânicas ocorre transformação de energia, e o conjunto das atividades metabólicas das células relacionadas com essas funções é chamado metabolismo energético. Nas reações químicas, os reagentes interagem entre si e se transformam em produtos. Existem reações químicas que, para ocorrer, precisam receber energia. Elas são chamadas endergônicas. Nesses casos, os reagentes têm menos energia do que os produtos. Outras reações, no entanto, liberam energia. Elas são chamadas exergônicas. Nessas reações, os reagentes possuem mais energia do que os produtos, e parte da energia dos reagentes é liberada na forma de calor. Os processos celulares endergônicos são a fotossíntese e a quimiossíntese, e os exergônicos são a respiração e a fermentação.
Processos Endergônicos
Fotossíntese
A fotossíntese – principal processo autotrófico – é realizada pelos seres clorofilados, representados por plantas, alguns protistas, bactérias fotossintetizantes e cianobactérias. Com exceção das bactérias fotossintetizantes, os demais usam na fotossíntese gás carbônico (CO2) e água (H2O), formando carboidratos e gás oxigênio (O2), que é liberado para o meio. A fórmula geral da produção de glicose pela fotossíntese dos eucariontes e das cianobactérias é:
6CO2 + 12H2O – luz e clorofila - C6H12O6 + 6O2 + 6H2O
Os seres fotossintetizantes são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois são a base da maior parte das cadeias alimentares. Além disso, produzem oxigênio, gás mantido na atmosfera em concentrações adequadas graças principalmente à atividade fotossintética.
Quimiossíntese
A quimiossíntese é um processo em que a energia utilizada na formação de compostos orgânicos, a partir de gás carbônico (CO2) e água (H2O), provém da oxidação de substâncias inorgânicas. É realizada por algumas bactérias que, por isso, são chamadas