Metabolismo energetico
Identificação
Escola:
Profª:
Disciplina:
Serie:
Aluno:
Introdução
Este trabalho fala sobre o conceito e a importância do metabolismo energético para os seres vivos, e também sobre a obtenção de energia na forma de ATP e ADP, e as reação de oxirredução.
Metabolismo energético
Metabolismo (do grego metabolismos, que significa "mudança", troca) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo "metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reacções químicas que ocorrem nas células. Estas reacções são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.
O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo.
As reações anabólicas, ou reacções de síntese e produção, são reacções químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos, ou seja, formas novas moleculas a partir de moléculas simples. Alguns exemplos são a produção de açúcares pelas plantas a partir da fotossíntese e a síntese protéica.
Reações catabólicas, ou reacções de decomposição e degradação, são reacções químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Exemplos de vias catabólicas:Fermentação; respiração celular; respiração aeróbia.
Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico.
Energia sob a forma de ATP
Cada vez que ocorre a desmontagem da molécula de glicose, a energia não é simplesmente liberada para o meio. A