Equilíbrio estático
INTRODUÇÃO 3 OBJETIVOS 4 MATERIAIS E MÉTODOS 5 RESULTADOS E DISCUSSÕES 7 CONCLUSÕES 9 REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Neste relatório o tema abordado será Equilíbrio Estático. A estática é a parte da física que estuda sistemas sob a ação de forças que se equilibram.
Conforme a 1º lei de Newton, um corpo está em equilíbrio quando a resultante das forças que nele atua, for nula e quando o torque resultante também for nulo. Forças são definidas como grandezas vetoriais na Física, onde uma força tem módulo, direção e sentido. Qualquer ponto material fica em equilíbrio quando exerce sobre ele uma força F. Mostrando que o módulo de F seja tal que F é igual ao peso do material. Temos assim, atuando sobre o ponto, duas forças de mesmo módulo, mesma direção e sentidos contrários que a resultante das forças atuantes nesse ponto é nula, isto é, R = 0. Pela primeira lei de Newton, é provado que todo ponto material estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Se o sistema está em equilíbrio e não apresenta movimento, conclui-se que nenhuma força resultante age sobre ele. Estudaremos então a partir da 1º lei de Newton como obter um equilíbrio do ponto material.
OBJETIVOS
Os experimentos de equilíbrio estático é estudar quais as condições de equilíbrio para um corpo rígido permanecer em equilíbrio estático, investigar as condições de equilíbrio estático de um ponto material sustentado por cordas e a relação entre o ângulo e a intensidade da força de tração exercida pelas mesmas.
MATERIAIS E MÉTODOS
Material Necessário: * 3 - massas aferidas 50g com gancho; * 2 - tripés tipo estrela com manípulo e sapatas; * 2 - fixadores magnéticos para dinamômetros; * 1 - carretel de linha; * 2 - dinamômetros 02N; * 2 - hastes 700 mm; * 1 - transferidor com fixador magnético; * 1 - painel magnético 500x550mm.
Métodos Parte 1 1. Ao iniciar-se o experimento, o professor disponibilizou um painel magnético já montado sobre os tripés tipo