Equilíbrio estático
INTRODUÇÃO:
De acordo com a primeira lei de Newton, sabemos que um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante das forças que atuam sobre ele é nula. Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático. Neste experimento, descrevemos o que ocorre com os corpos que estão em equilíbrio estático, que é o arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso de modo que a resultante dessas forças tenha módulo igual à zero, ou seja, elas se anulam resultando o equilíbrio.
OBJETIVO:
Iremos mostrar nesse experimento que quando apoiarmos um garfo um ao outro teremos o equilíbrio das forças atuantes, de modo que o sistema se mantém na mesma posição. Sendo assim desde que nenhuma força resultante externa atue nos garfos eles manterão a posição de equilíbrio ou repouso devido à inércia.
MATERIAL:
2 garfos
1 copo
1 moeda
METODOLOGIA:
Pegue dois garfos idênticos, entrelacei e depois coloque a moeda no meio deles, aperte bem os dentes do garfo para que não escape. Em seguida pegue os garfos delicadamente posicionando no copo, ache o ponto de equilíbrio e tente solta-lo, ele ficará em equilibrado. Os garfos ficam equilibrados devido a distribuição de peso adequado e ao centro gravitacional (ponto de encontro entre a moeda e copo). A soma das forças dos vetores é nula mantendo assim o sistema em repouso.
RESULTADO:
Temos como resultado que a ponta da moeda é exatamente o ponto onde os pesos se equivalem, os cabos dos garfos pesam o mesmo que a parte com dentes, procuramos então com a ajuda de uma moeda o ponto de equilíbrio entre os corpos. De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio.