Equilíbrio Estático
EQUILÍBRIO ESTÁTICO DE UMA BARRA
Disciplina: Física Experimental, Prof.: Eduardo Vieira Rezende – Laboratório
Equipe:
Carlos Eduardo Araújo Rocha
Filipe Alves Mori
José Augusto Francisco Neto
Lucas Pereira Alves
Vinícius Rezende da Silva
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Mecânica da Partícula, no curso de Engenharia.
São José do Rio Pardo, 2014
OBJETIVO
Estudar o equilíbrio estático de uma barra homogênea submetida a um sistema de forças coplanares não concorrentes
1- RESUMO
Relatamos nossa prática ao desenvolver um experimento que estudava o equilíbrio de uma barra homogênea, neste experimento utilizamos uma régua de nível de aproximadamente 50 cm e de peso aproximado a 300 g, através dela analisamos o equilíbrio das diferentes massas utilizadas em diferentes pontos da régua. Assim colhendo os dados da distância da massa aplicada ao ponto de equilíbrio e distância do ponto de equilíbrio ao fim da barra.
2 – INTRODUÇÃO Para que ocorra equilíbrio estático de um corpo rígido é necessário que as condições sejam satisfeitas:
A condição que a resultante das forças que atuam no corpo rígido seja nula; caso as forças aplicadas no corpo estejam no plano x0y, esta condição deve ser desdobrada da seguinte forma: e sendo Fix e Fiy as componentes da força nos eixos Ox e Ou respectivamente.
A condição estabelece que a soma dos momentos de cada força , em relação a um polo qualquer, seja nula.
Neste experimento uma barra homogênea AB de comprimento L e massa M será equilibrada utilizando-se o arranjo mostrado na figura 1. As forças atuantes na barra são: o seu peso próprio (aplicado no baricentro G), as foras de tração e aplicadas nos pontos C e D Respectivamente. A força será aplicada na barra a uma distância (constante durante todo o experimento) de sua extremidade B