Melhoria continua
Maria do Socorro Silva do Carmo Carvalho
Prof. Pablo Giovanni Rossato
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão em Recursos Humanos (Rhu0035) – Prática do Módulo I
15/11/11
RESUMO
O objetivo deste trabalho é apresentar um assunto referente à melhoria contínua, processos de trabalhos que resultem em facilidade para o colaborador, redução de tempo gasto na realização dos trabalhos, redução de custos para a empresa ou o aumento da qualidade dos trabalhos é uma melhoria e deve ser registrada e divulgada a todos os colaboradores envolvidos no trabalho. Assim estes terão conhecimento das alterações e para a empresa de forma a motivar outros colaboradores a participar do processo de melhoria.
Palavras-chave: Melhoria Contínua. Processos. Empresas.
1 INTRODUÇÃO
A gestão de pessoas pode ser considerada, como um dos fatores determinantes para uma organização enfrentar os desafios de um mundo extremamente competitivo e recheado de mudanças, o que vivemos no séc. XXI. No mercado, tem prevalecido uma competitividade acirrada e o mínimo que uma organização pode-se fazer é trabalhar em prol de sua sobrevivência. Ir de encontro à melhoria contínua é preciso.
2 MELHORIA CONTÍNUA
Primeiramente, é importante apresentar um conceito para melhoria contínua. A definição, talvez de melhor impacto, por ser simples e ao mesmo tempo representar toda idéia seja: Melhoria contínua é um processo, em toda a empresa, focado na inovação e no contínuo desenvolvimento.
O cuidado com as competências existentes nas empresas pode garantir que elas sejam vistas em sua totalidade e, se utilizadas na prática da melhoria contínua, levem ao aperfeiçoamento da sustentabilidade e consequentemente a continuação nos processos de fabricação.
Kaizen é uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da