MELHORIA CONTINUA
O aumento contínuo da competitividade no mercado influenciado principalmente pela globalização e consequentemente pela internacionalização da economia, faz com que as organizações implementem modelos gerenciais que alicerçados em conceitos fundamentais reconhecidos internacionalmente as preparem a operarem num cenário de redes dinâmicas e aberta, a se aperfeiçoarem, a se adaptarem às mudanças e à liderança no mercado.
Mas, que fundamentos expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e encontrados em organizações líderes de mercado? De acordo com a FNQ (2006) estes fundamentos são: Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação, Liderança e Constância de Propósitos, Orientação por Processos e Informações, Visão de Futuro, Geração de Valor, Valorização das Pessoas, Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado, Desenvolvimento de Parcerias e Responsabilidade Social.
As organizações líderes mundiais traduzem estes fundamentos em práticas e padrões e as tornam organizações de alto desempenho. Destacamos aqui, a promoção das atividades de equipes de melhoria contínua que traduz a implementação da cultura da inovação e do aprendizado organizacional em suas práticas cotidianas.
Para a FNQ (2006) a inovação é vital em um mundo de constantes mudanças e deve permear toda organização. Já o aprendizado contínuo deve ser permanente e não pode ficar separado do local de trabalho. Deve-se incentivar a experimentação, implementar melhorias e inovações de forma sustentada e disseminar e compartilhar melhores práticas.
Abordaremos três fatores que são primordiais para a implementação da prática da melhoria contínua e do fortalecimento dos fundamentos da cultura da inovação e do aprendizado organizacional. 2. EQUIPES DE MELHORIA CONTÍNUA
A prática de equipes de melhoria contínua pode ser estruturada e implementada de várias formas, das quais destacamos