Melhoria continua
A revolução promovida pela Qualidade e Produtividade mostrou aos gestores de todo o mundo as vantagens da combinação de inteligências múltiplas – individuais e funcionais – na solução de problemas.
O conceito de melhoria contínua está fundamentado na filosofia japonesa Kaizen e pressupõe a existência de desafios, a capacidade de identificar as causas dos problemas e implementar soluções.
De acordo com a Gestão da Qualidade Total, melhoria contínua é o conjunto de atividades planejadas e recorrentes, que visa aumentar a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos.
A partir da aplicação cíclica do PDCA, a sigla em inglês dos termos Plan (Planejar); Do (Fazer); Check (Verificar); Act (Agir /Corrigir), é possível obter melhorias de processos, produtos, serviços ou sistemas analisados.
Algumas importantes vertentes tornam o processo de melhoria contínua efetivo. Dentre elas: * análise de valor; * eliminação de desperdícios; * padronização; * racionalização da força de trabalho.
O software Solução de Problemas e Projetos de Melhorias do PortalSIM estimula a melhoria contínua, que é considerada uma das formas mais eficazes de aprimorar o desempenho e a qualidade nas organizações. Independentemente de ser uma indústria, uma empresa de serviços ou uma entidade sem fins lucrativos, a melhoria contínua assegura qualidade superior e uma cultura organizacional de permanente insatisfação com o status quo.
À primeira vista, os curtos ciclos de mudança e a alta frequência têm impactos pequenos, mas quando somados trazem benefícios significativos à organização. http://www.siteware.com.br/conceito-melhoria-continua/ Os 14 princípios de DemingOs denominados "14 princípios", estabelecidos por Deming, constituem o fundamento dos ensinamentos ministrados aos altos executivos no Japão, em 1950 e nos anos subseqüentes. Esses princípios constituem a essência de sua filosofia e aplicam-se tanto a organizações pequenas como