Questão social
Universidade Federal do Triangulo Mineiro
Curso de Graduação em Serviço Social
Disciplina: Formação e Trabalho Social
Social
LIDIANE DE JESUS DA SILVA
1º PERÍODO DE SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: GABRIELA ABRAHÃO MASSON
Para falarmos de forma tão profunda sobre essa temática “serviço social” e toda sua conceituação, é preciso antes saber um pouco mais sobre essa profissão. O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça, segurança entre outras áreas, planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades.
Agora que já sabemos o que faz um profissional dessa área, podemos aprofundar mais na questão “interna” da profissão, como por exemplo, a identidade profissional do assistente social, o movimento de reconceituação da profissão, seu projeto ético político, a constituição federal e o código de ética de um profissional dessa área.
Pode-se dizer que a identidade profissional é construída na prática, numa pluralidade de representações, nesta mesma linha é apresentada outra perspectiva que evidencia o problema da identidade profissional no contexto institucional. Na teoria Marxista, a identidade profissional é pensada de forma dialética(ver o processo histórico como dinâmico, em movimento), como categoria política, social e histórico, visando compreender o serviço social na conjuntura brasileira.
Para entender melhor essa identidade, é preciso resgatar o nascimento do capitalismo na Inglaterra, no seu modo de produção e suas relações sociais, tendo como objetivo final desvendar ou compreender o que vincula ou une o serviço social ao capitalismo, precisamos também destacar fatos como as revoluções na França e na Inglaterra,