Fichamento
1ª- Qual a característica do modelo baseado no INAMPS e o modelo universalista de atenção a saúde?
O INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência Social) foi criado em 1974 com o objetivo de atender apenas a população que pagava a previdência social e seus dependentes, não prestando atendimento ou assistência a outros que não se encaixassem nesse quesito, como trabalhadores autônomos e desempregados. Este mantinha a lógica de cuidar apenas da doença, não da saúde como um todo, assim fazendo a remuneração aos convênios por procedimentos executados. Este modelo adotado pelo INAMPS foi visto como falho pelo movimento sanitário e passou por um processo de transformação que culminou com o surgimento do Sistema Único de Saúde.
O SUS criado pela Constituição de 1988 e regulamentado em 1990, constitui todos os serviços e ações voltadas a saúde da população que sejam prestados por instituições e órgãos públicos, em âmbito federal, estadual e municipal, juntamente com o setor privado conveniado, devendo este atuar segundo as normas que regem o serviço público. Nesse tipo de sistema é direito de toda a população o acesso à programas de saúde individual e coletiva; devendo estas ações atuarem nos campos de prevenção e tratamento de doenças.
Dessa forma, percebemos que o modelo de atenção a saúde do SUS vem divergir com o modelo INAMPS, propondo várias melhorias e mudanças complexas, transformando completamente o falho modelo executado pelo INAMPS.
Vejamos, enquanto o INAMPS ofertava atendimento apenas à uma parcela da população, o SUS assegura saúde a todos que estejam em território brasileiro sem distinções, pagando ou não a previdência social, proporcionando um atendimento igualitário, democrático e sobretudo gratuito, onde todos possuem os mesmos direitos. Este deve também ser racional, fornecendo ações e serviços de acordo com as necessidades da população, e partindo da lógica de cuidar e oferecer a saúde, não apenas cuidando