MEC Quer Ensino Médio Integrado Com A Educação Profissional
Educação Profissional
BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) quer uma mudança profunda nas diretrizes curriculares do ensino médio e a integração dessa etapa com a educação profissional. Após um ano de trabalho, a comissão interministerial formada para reestruturar o ensino médio apresentou nesta terça-feira os primeiros resultados.
Segundo o coordenador-geral do ensino médio, Carlos Artexes, a ideia é fortalecer a integração entre o MEC e os governos estaduais, responsáveis por oferecer essa etapa de ensino para criar o que chamou de "ensino médio nacional". A etapa é considerada a mais frágil de todo o sistema de ensino. Hoje, mais de 50% dos jovens de 15 a 17 anos não estão matriculados nessa etapa de ensino.
O principal problema apontado por especialistas é que o ensino médio não atende às necessidades do jovem brasileiro. O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, que compõe a comissão, afirmou que a iniciativa é uma medida de capacitação do “povo do nosso país que fervilha de energia humana frustrada e dispersa”. 1) Observe no texto as palavras reestruturar, frágil, dispersa. No texto, elas significam, respectivamente:
A) Reorganizar, efêmera, destroçada.
B) Refazer, quebradiça, debandada.
C) Repensar, delicada, desarrumada.
D) Reconstruir, precária, espalhada. X
E) Reformular, débil, desordenada.
2) Observe no texto as frases:
I. “Segundo o coordenador-geral do ensino médio, Carlos Artexes, a ideia é fortalecer a integração entre o MEC e os governos estaduais,”.
II. “Mangabeira Unger afirmou que a iniciativa é uma medida de capacitação do povo do nosso país que fervilha de energia humana frustrada e dispersa’”.
Nas frases em destaque, a palavra integração e a palavra fervilha assumem, respectivamente, o sentido de:
A) Mecanicismo, redenotação.
B) Meio, reestruturação.
C) Funcionamento, redesenho. X
D) Técnica, recaracterização.
E) Organismo,