o abandono escolar
Este trabalho aborda uma das temáticas de grande relevância , devido o elevado índice de gravidez na adolescência envolvendo as alunas do 6º ao 9º ano do Ensino . sendo que 80% dos pais não são alfabetizados, fator este que hipoteticamente contribui para a desinformação e o percentual alto de adolescentes grávidas.
As ações desenvolvidas acerca do tema complementam o trabalho de orientação sexual promovido com a participação efetiva da equipe escolar, pais de alunos e comunidade local.
Os principais objetivos do trabalho em pauta é minimizar o índice de gravidez precoce das adolescentes e a evasão escolar, promover o exercício da cidadania na medida em que se propõe o desenvolvimento do respeito a si e ao outro, contribuir para garantir direitos básicos à todos, bem como o acesso e permanência com sucesso na escola, a informação e o conhecimento que são elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de suas capacidades. O trabalho se insere na perspectiva metodológica de análise por meio de questionários aplicados aos alunos, pais e servidores da escola para posterior intervenção, querendo abordar a sexualidade como fenômeno educativo a partir de ações realizadas cotidianamente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Educação Física e Artes e nas atividades extracurriculares dentro e fora do espaço escolar. As Abordagens teóricas vinculam – se ao que propõe os PCNs, onde o mesmo aborda que:
Visando devolver as ações pedagógicas de orientação sexual seguindo este referencial teórico, busca-se interagir com os adolescentes a partir da linguagem e do foco de interesse que marca essa etapa de suas vidas e que è tão importante para a construção de sua sexualidade. Dessa forma, buscaram-se abordar os diversos deveres, pontos de vista, valores, crenças existentes na sociedade a construir um ponto de auto – referencia por meio da reflexão.