abandono escolar
Introdução
Este projeto insere-se no âmbito da cadeira de Seminário de Intervenção e Investigação em Serviço Social II, do 3º ano do 1º ciclo, Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
O estágio está a decorrer na ASSACM - Associação de Solidariedade Social do Alto da Cova da Moura, sob a orientação Institucional da Dr. Mauro Bartolomeu e com a orientação Tutorial da Professora Maria Queiroz, tendo a carga horária de 17 horas semanais, acordadas no contrato pedagógico de estágio, que teve o seu início em 29 de Outubro de 2013 e termina em 31 de Maio de 2014 A elaboração deste estágio vai permitir à aluna a articulação dos conhecimentos adquiridos nas aulas durante a sua formação teórica, com pesquisas bibliográficas e documentais, aliados à prática institucional, que se considera fundamental para uma investigação.
Foi proposto elaborar um projeto no âmbito do abandono escolar de segunda geração de imigrantes cabo-verdianos em Portugal tendo como objetivos compreender o abandono escolar por parte dos jovens do Bairro da Cova da Moura e, ao mesmo tempo, perceber uma forma de os incentivar a retomar os seus estudos.
O projeto tem como título “O abandono escolar da segunda geração de imigrantes cabo-verdianos em Portugal”, e surgiu na sequência das várias conversas informais com os técnicos da Instituição.
O estudo vai assim inserir-se numa investigação sobre o insucesso escolar dos estudantes cabo-verdianos de segunda geração em Portugal, tendo como principal objetivo contribuir para conhecer alguns dos fatores que se relacionam com o abandono escolar por parte desses mesmos estudantes. Neste processo de investigação abordar-se-á igualmente a situação das crianças e jovens, tecendo uma análise sobre os riscos a que as mesmas estão expostas diariamente, tentando compreender,