Documentário Mundo Cola
O documentário “Mundo Cola: água, açúcar e marketing”, dirigido por Irene Angelico, narra a influência histórica e cultural por trás de uma das bebidas mais populares do mundo, a Coca-Cola, e apresenta detalhes da concorrência com a Pepsi.
Inicialmente idealizado como um remédio, o xarope a base de cola foi reformulado e então passou a ser comercializado como bebida. Com o sucesso, surgiu a criação de uma imagem ligada à marca. A Coca-Cola conseguia se propagar em todos os cantos da terra, devido a uma grande campanha publicitária feita através de cartazes e anúncios em revistas, estratégia mantida até hoje.
A partir do surgimento de imitações, foi necessário buscar soluções para que a Coca-Cola se destacasse. Assim surgiu a tradicional garrafa no formato de “saia funil”, presente até os dias de hoje.
A abordagem usada pela marca remete a uma vida simples e memórias familiares.
O poder de influenciar comportamentos inserindo o estilo de vida estadunidense, a relação política, e a influência em fatos históricos do século XX fazem a Coca-Cola ser muito mais do que uma empresa de bebidas. Suas estratégias de marketing geniais fazem, do que era um elixir medicinal, uma bebida que é consumida 900 milhões de vezes por dia.
Ao observar que as pessoas o xarope consumiam sem estarem doentes, devido ao sabor adocicado, John reformulou a receita e criou um Vinho de Coca para ser apreciado nas lanchonetes. Nascia a Coca-cola. Sob o mesmo contexto é criado o xarope de pepsina pelo farmacêutico Caleb Bradhan, com o propósito de auxiliar na indigestão alimentar. Anos depois, surge a Pespi-Cola.
Apartir daí deu-se início a uma batalha de concorrência por meio de táticas publicitárias, pela conquista do mercado ou melhor do mundo.
A Coca-cola conseguia se propagar em todos os cantos da terra, devido a uma grande campanha publicitária feita através de cartazes e anúncios em revistas, estratégia mantida até hoje. A Pespi sempre