Abandono Escolar
Escola Superior de Educação de Portalegre
Curso de Serviço Social
2º Ano – Regime Diurno
Unidade Curricular: Observatório
Docente: Luísa Panaças e Julieta Feliz
Orientadora: Hermenegildo Correia
Portefólio de Observatório:
Abandono Escolar
Discente: Telma Corina Nóbrega Freitas, nº14307
JUNHO
2012
É impossível reformular a escola sem se trabalhar ao mesmo tempo na transformação da Sociedade.
António Sérgio (1883 – 1969)
Índice
7. Anexos
1. AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar gostaria de agradecer, uma vez mais, ao docente orientador deste trabalho, Hermenegildo Correia, pelo tempo disponibilizado e pela orientação prestada ao longo de todo o semestre.
Gostaria igualmente de agradecer à Dra. Fátima Ramalho, Técnica de Serviço Social e Representante do Município da CPCJ de Portalegre, que, apesar de muito atarefada, disponibilizou-se a contribuir comigo e recebeu-me com simpatia a fim de realizar uma entrevista e cedeu-me informação muito útil para a realização deste portefólio.
Aproveito ainda para agradecer à minha família e amigos, pela força, pela compreensão e pelo afeto que me têm proporcionado ao longo de todo o meu percurso universitário.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho incide sobre a temática do abandono escolar no contexto da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Portalegre, e foi realizado no âmbito da disciplina Observatório, disciplina integrante do curriculum do 2º Semestre do 2º ano da Licenciatura de Serviço Social.
Para a realização deste trabalho propus-me a atingir um conjunto de objetivos, nomeadamente, perceber qual o papel da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens no combate ao abandono escolar, assim como, compreender as fases e medidas de intervenção da mesma, particularmente nas situações de abandono. O