mba gestão de pessoas
Onde as melhores práticas de Governança Corporativa atingem diretamente a dimensão humana, considerando todos os seus agentes, sendo explicado como se dá essa intervenção pela empresa Natura?
Para começarmos vamos a uma pequena história, para motivar nosso estudo, que deve ser entronizado por todos os agentes de qualquer empresa:
Esta é uma história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez.
ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
Analisando o que foi pedido a Natura através de seus fundadores abriu seu capital para captar recursos e transformá-los em investimentos, os quais iriam gerar mais empregos e crescimento nas regiões onde estava inserida, influenciando fornecedores e prestadores de serviços envolvidos.
Ao lançar suas ações no mercado estabeleceu novos padrões para o setor e para a cultura da empresa.
Optou por lançar suas ações na Bolsa de valores pela BOVESPA, pois esta implantou níveis diferenciados de governança corporativa que foram desenvolvidos para proporcionar um ambiente de negociação que estimulasse simultaneamente o interesse dos investidores e a valorização das companhias. E, as companhias listadas nesses segmentos se comprometem a realizar melhorias nas práticas de governança corporativa, ampliando os direitos dos acionistas minoritários e aumentando a transparência das informações divulgadas ao mercado.
O melhor nível, chamado de NOVO MERCADO (NM) - Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada foi o escolhido, pois este abriria o capital, não por necessidade financeira, pois o desejo dos fundadores era de perpetuar