handebol
PASSES- é a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro ,de forma correta,para facilitar a próxima ação.O passe e a recepção são técnicas utilizadas pelos jogadores na preparação da finalização ,ou seja,na colocação de um companheiro em condições favoráveis de arremessar a bola em direção ao gol adversário.
OBJETIVO
Oportunizar os alunos a vivência dos elementos fundamentais para a prática do handebol, considerando a variabilidade na forma de execução e a compreensão da função destes fundamentos dentro do desdobramento do jogo propriamente dito.
PASSE ACIMA DO OMBRO
Podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou para obliquo,sendo que ambos podem ser :ratificados ou bombeados.
PASSE QUICADO
Quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionada pelo companheiro , nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo PASSES EM PRONAÇÃO Lateral e para trás. CONCLUSÃO
A visão tradicional de ensino de handebol costuma ensinar os passes com base emestereótipos (modelos ideais) ,ao considerar que cada um deles deve ser ensinado de maneira isolada, como se uma habilidade motora adquirida sobre a forma de exercícios analíticos fossem expressas em ambiente de jogo apenas pelo seu ensino repetitivo e descontextualizado.
Sob uma perspectiva inovadora de ensino do handebol, baseado em premissas que defendemos , os tipos de passe não serão alvo de pedagogização , logo, o professor deverá criar jogos nos quais a intenção de passar seja vivida expressamente.
Ou seja, pouco importa aprender um ato motor se este não for executado intencionalmente, visando resolver problemas. logo, os tipos de passe não importam, na verdade importa como passar de acordo com as razões de como executar o passe.